Últimas Notícias
Capa / Notícia / A comunicação independente em Florianópolis
A comunicação independente em Florianópolis

A comunicação independente em Florianópolis

UàE 14.11.2016

Hoje, dia 14 de novembro, pela tarde ocorreu na UFSC a roda de conversa realizada pelo coletivo UFSC à Esquerda, juntamente com o Desacato.info, que procurou colocar em discussão o papel das mídias independentes na cidade de Florianópolis. Entendendo que a grande mídia têm um caráter enorme de propagação e de formação do povo atualmente, e que ela produz informações descaracterizadas da realidade e descoladas da classe trabalhadora, as mídias alternativas vêm justamente para combater essa forma de informação e jornalismo.

Vê-se a formação hegemônica da informação como desorganizadora do pensamento crítico e como reprodução fiel da dominação burguesa sobre à classe trabalhadora. Visto isso, as mídias alternativas cumprem papel fundamental em dar um caráter verdadeiro às informações, escutando a voz dos que não a possuem nos veículos midiáticos principais. Uma das falas de Raul Fitipaldi, jornalista co-fundador do portal e cooperativa Desacato, se dá nesse caráter, de que o Desacato tem a função de desmascarar a posição de vítima que a mídia dá aos negros, LGBT’s, indígenas e mulheres, os colocando como indivíduos formadores dos espaços de luta e os dando voz para propagar a informação correta, descolada da submissão à formação alienante do sistema.

Portanto, considerando a grande importância desse assunto, a roda de conversa foi um primeiro momento do espaço que vai ser construído na quinta-feira (17), onde os dois coletivos, juntamente com outros que compõem a mídia alternativa aqui na cidade, farão uma audiência pública para discutir temas que envolvem o papel das mídias alternativas na cidade de Florianópolis. A audiência ocorrerá no Plenarinho da Câmara Municipal, às 14 horas.

Estão todos convidados a comparecer!

Confira a roda de conversa completa, ocorrida no CED em 14 de novembro de 2016, em:

https://www.youtube.com/watch?v=EdVfooAbG68

___________________________________________

Acompanhe o UàE em nossos veículos:

*http://ufscaesquerda.com.br/

*https://www.facebook.com/ufscaesquerda/

*https://www.youtube.com/channel/UCm4xlAaes6lqNC6rnund6qg

E contribua com a comunicação independete e socialista, envie registros dos seus movimentos em nossa página do facebook e no e-mail: redacao@ufscaesquerda.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*