Últimas Notícias
Capa / Notícia / Docentes deliberam em assembleia pela suspensão da greve na UFSC
Docentes deliberam em assembleia pela suspensão da greve na UFSC
UàE, Fotografia, Assembleia Docente 21/9

Docentes deliberam em assembleia pela suspensão da greve na UFSC

UàE – 22/9 – Redação

Na tarde desta última segunda-feira (21/9) os professores da UFSC realizaram nova assembleia de greve para a avaliação e encaminhamentos sobre a conjuntura. Na avaliação foi ressaltado que a greve nacional segue com significativa disposição de luta e que será realizada, nos dias 23 e 24, uma nova marcha nacional para pressionar o governo a negociar com a categoria e com o Fórum dos Servidores Públicos Federais. Porém, os professores avaliaram também as dificuldades de mobilização de mais docentes no âmbito local e debateram durante toda a tarde sobre qual a melhor estratégia para esse momento na UFSC.

Ao longo do debate, os participantes indicaram que apesar dos ganhos que foram conquistados a partir da unidade entre trabalhadores e estudantes localmente, a greve docente enfrentou dificuldades no que diz respeito à politização dos professores, o que se refletiu na baixa participação dos docentes nas atividades de greve – mesmo entre aqueles docentes que permaneciam em greve. Também foi ressaltado o papel desempenhado pela APUFSC, que buscou o caminho da desmobilização e da criminalização dos professores grevistas.

Nesse sentido, o Comando Local de Greve propôs à plenária a suspensão da greve e a passagem ao estado de mobilização permanente para assegurar que os acordos firmados com a reitoria sejam cumpridos. Com apenas uma abstenção e por maioria absoluta de votos, a greve docente foi suspensa e o Comando Local de Greve foi dissolvido. Os docentes deliberaram pelo retorno às atividades acadêmicas na próxima segunda-feira, dia 28/9, tempo necessário para o planejamento da reposição das atividades suspensas pela greve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*