Últimas Notícias
Capa / Notas Públicas / É HOJE! 8 de Março, Greve Internacional de Mulheres!
É HOJE! 8 de Março, Greve Internacional de Mulheres!

É HOJE! 8 de Março, Greve Internacional de Mulheres!

Mulheres de todo o mundo estão agora se preparando para um dia intenso de atividades, buscando a abertura de novos caminhos para a luta feminista, uma luta aliada à real emancipação das pessoas, à uma luta anticapitalista!
Florianópolis tem um calendário carregado, que já teve início desde às 06h30 da manhã e segue rumo a uma Grande Marcha das Mulheres ao final do dia, construído pelos mais diversos setores, entidades e amplamente divulgado pela cidade. Ainda assim a principal entidade representativa dos estudantes na Universidade, o DCE, está completamente distante de qualquer construção, ou mesmo reconhecimento da data. Diametralmente oposto a todo o significado do dia, a entidade opta por uma feira de “iniciativas estudantis” que pela sua composição majoritária poderia ser melhor nomeada como feira de iniciativas empresariantes da Universidade. Não é de pouco significado que o DCE priorize a divulgação das ferramentas que servem para colocar a Universidade na ordem do dia do Capital em detrimento de no mínimo reconhecer o belo movimento que vem sendo construído no mundo inteiro. Seu compromisso é com o enraizamento da produção tecnicista e privatizante da Universidade, inconciliável com um feminismo das mulheres que sofrem a violência do capital cotidianamente!
Hoje é mais um dia onde a Universidade também é chamada a mostrar sua cara, somando forças na luta, ainda que com direções imóveis ou até mesmo sabotadoras aos movimentos de resistência que nela persistem, política que se explicitou no combate às ocupações estudantis no último Semestre. Que mais uma vez os movimentos da Universidade possam passar por cima delas, como tem feito nos últimos ciclos de lutas, e mostrar que não há espaço para apatia diante de tantas urgências na ordem do dia dos que lutam!

O UàE fará a cobertura de algumas atividades ao longo do dia. Siga conosco!

Leia também nosso texto “A Greve de Mulheres e o espaço para uma nova luta feminista”: http://ufscaesquerda.com.br/a-greve-das-mulheres-e-a-visao-de-uma-nova-luta-feminista/

Confira abaixo a programação do dia

*06h30 às 9h: Panfletagem e conversa com as mulheres no Ticen (entrega de apitos e fita lilás).

*Atividades durante todo o dia em tendas no Largo da Alfândega e no Ticen, no centro da Capital! Rodas de conversa, atendimentos, exibição de documentários, apresentações de muitas mulheres artistas da música, do teatro, da contação de histórias…

*12h30: APITAÇO MUNDIAL DAS MULHERES PARA DENUNCIAR TODAS AS FORMAS DE VIOLÊNCIA.

* 13h: ATO CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA em frente ao INSS, na Rua Felipe Schmidt.

*17h: ASSEMBLEIA DAS MULHERES COM LEITURA E VOTAÇÃO DO MANIFESTO, no Largo da Alfândega.

*18h: Concentração para a MARCHA DAS MULHERES, no Ticen.

* 19h: GRANDE MARCHA DAS MULHERES partindo do Ticen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*