Últimas Notícias
Capa / Editorial / Editorial: A Comunidade Universitária está na luta e a UFSC vai parar! Todos às grandes Assembleias de hoje!
Editorial: A Comunidade Universitária está na luta e a UFSC vai parar! Todos às grandes Assembleias de hoje!

Editorial: A Comunidade Universitária está na luta e a UFSC vai parar! Todos às grandes Assembleias de hoje!

Editoria UàE – 09.11.2016

O dia 09 de novembro pode marcar a história das lutas de trabalhadores e estudantes na UFSC. A comunidade universitária realiza hoje um conjunto de assembleias, organizando os segmentos e categorias em luta, que têm início às 12 horas com uma grande Assembleia Estudantil, enquanto ocorre também a Assembleia dos estudantes da pós-graduação, seguida às 15:30 por uma Assembleia docente e fecham o dia com a crucial Assembleia da Comunidade Universitária – na qual estudantes, TAEs e professores se encontram para traçar a unidade das lutas. A UFSC respira a democracia e luta!

Há semanas a universidade fervilha com os movimentos de estudantes e trabalhadores, que se somam na luta da classe trabalhadora com as paralisações dos cursos e as ocupações, com a greve dos TAEs, com atos, aulas públicas, entre outras atividades. A comunidade universitária está em luta contra a PEC 55, a reforma do ensino médio, a lei da mordaça, e o conjunto de medidas que atacam diretamente as condições de vida da classe trabalhadora!

Hoje estudantes e trabalhadores se encontrarão para debater e definir seus caminhos de luta, num dos instrumentos mais importantes da democracia: as Assembleias. As assembleias, tradicionais instrumentos organizativos da classe trabalhadora, carregam elementos vitais no modo de nossa classe fazer política: o encontro, o debate aberto, a polêmica, a divergência, e têm no voto uma síntese, um desdobramento das argumentações para nos pôr em movimento. Um instrumento da nossa democracia, das lutas da classe trabalhadora, frontalmente oposto a democracia burguesa – insípida, limpinha, distante, perversa – a democracia que funciona apenas para manter o domínio do Capital!

As assembleias de hoje podem marcar um ponto de amadurecimento dos processo de luta na UFSC – que tem se intensificado apesar da política de fracasso das direções conservadoras dos movimentos, DCE, SINTUFSC e APUFSC, muitas vezes vencendo estas direções nos espaços democráticos de cada categoria e segmento. Portanto, as assembleias de hoje são uma consequência do conjunto de movimentos que fervilham na universidade há semanas, e ao mesmo tempo podem vir a ser um salto qualitativo neste processo – dando novos contornos para as lutas e conformando um amplo corpo de luta! Neste sentido, a importância deste instrumento para que as categorias e segmentos possam se encontrar e conformar uma coletividade ampla – um corpo de luta! Com isso queremos dizer: todas as assembleias serão importantíssimas!

Ao fim do dia, trabalhadores e estudantes se encontram para a realizar a Assembleia da Comunidade Universitária, demonstrando a importância da experiência histórica da greve de 2015 que conformou o Comando Unificado de Greve e realizou três Assembleias da Comunidade que até então não acontecia desde a década de 1990. Esta experiência recriou um registro importante nas lutas da UFSC e têm sido sabiamente retomada pelas categorias e segmentos em luta neste ano, com a comissão de mobilização unificada e a realização da Assembleia de hoje. A aposta de trabalhadores e estudantes em forjar a unificação da comunidade universitária pode dar uma potência ainda maior na convergência dos universitários nas lutas do conjunto da classe trabalhadora contra os profundos ataques aos direitos sociais e trabalhistas e os serviços públicos – e corroem as condições de vida dos trabalhadores.

Assim, o dia de hoje será central para a construção das paralisações gerais de 11 e 25 de novembro, na construção da greve geral. O UàE chama a todos os leitores a participar deste momento crucial na universidade: todos as grandes assembleias! Vamos parar a UFSC! Vamos parar o Brasil!

Venceremos!

12h – Amanhã // Assembleia Geral dos Estudantes da UFSC (Centro de Desportos);

12h – Assembleia Estudantil da Pós Graduação da UFSC (Hall do Centro de Convivência);

15h30 – Assembleia Docente (Hall da Reitoria);

18h – Assembléia Universitária, com técnicos, estudantes e docentes (Hall da Reitoria).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*