Últimas Notícias
Capa / Editorial / [Editorial] Posição do UFSC à Esquerda sobre Assembleia Universitária de amanhã: de novembro
[Editorial] Posição do UFSC à Esquerda sobre Assembleia Universitária de amanhã:  de novembro
Imagem da última assembleia universitária.

[Editorial] Posição do UFSC à Esquerda sobre Assembleia Universitária de amanhã: de novembro

Amanhã é chegado mais um dia importantíssimo para os movimentos da Universidade Federal de Santa Catarina. É dia de mais uma Assembleia Universitária, hora de toda a comunidade da UFSC – estudantes, TAEs e professores – se olharem, olho no olho, cara a cara e somar às lutas uns dos outros, construindo um movimento de unidade contra todos ataques que nós, trabalhadores brasileiros, estamos sofrendo no último período.

Desde o começo das movimentações muito setores impuseram uma série de desafios para que nossa luta não insurgisse. No último período na UFSC vimos estudantes que estão lutando pela educação serem insultados, violentados e ameaçados por outros estudantes e até mesmo por professores. O próprio DCE, entidade máxima dos estudantes, judicializou as ocupações, face perversa daqueles que tentam criminalizar os que lutam. É que é incomodo àqueles que tomam pra si e querem “Ordem e Progresso” ver outros sujeitos não seguindo esse lema positivista e delirante. Delirante pois em nada condiz, e nunca condisse, com a realidade do nosso país e de nossa classe. Um país cuja classe dominante associada ao capital internacional  sempre atacou impiedosamente e agora de forma ainda mais profunda, a partir de um governo ilegítimo, os ataques às condições de vida de todos.

Porém nossa luta se fez emergência e se fez ouvir em todos cantos, salas e corredores desta universidade! A UFSC foi tomada por discussões, por debates, por barracas, por barricadas, pela distribuição de panfletos de mão em mão, na marcha da UFSC até o centro da Cidade no último dia de paralisação nacional (11 de novembro). Desde a primeira assembleia, a primeira vigília estudantil, avançamos para assembleias maiores, para ocupações, até se espalhar por mais Centros de Ensino e cursos da nossa Universidade, até chegar a categoria dos docentes que, como noticiamos mais cedo, está acampando na praça da cidadania desde hoje de manhã até a próxima sexta, 25, dia de paralisação nacional. Juntos estamos ocupando a UFSC com nossos sonhos!

Em momentos como este que podemos olhar para os lados e, mesmo com todos obstáculos, vemos que podemos contar com os companheiros e companheiras que atuam em unidade, sejam eles e elas estudantes, TAEs ou docentes, com interesse em potencializar cada célula, cada sujeito político desta universidade, de fortalecer cada movimento que surgiu nos últimos dias. E arriscamos: continuará surgindo.

Amanhã é dia de Assembleia, dia de unidade na comunidade universitária, dia de nos fortalecer contra os ataques, seja de nossos pares, da nossa reitoria ou do governo. O momento nos convoca mais uma vez para construirmos juntos uma resposta a altura a todos nossos inimigos políticos que só almejam uma normalidade asséptica, limpinha, que não tem essa cara amarrada da nossa classe, que naturaliza todo e qualquer tipo de violência contra nós. E também traçarmos um caminho de lutas à altura de todos nossos sonhos! É imprescindível que cada militante construa este momento e chame a base dos cursos, centro, sindicatos. O momento é acirrado, mas juntos somos e seremos mais fortes!

Todo o apoio ao acampamento docente! Todo apoio as ocupações estudantis! Todo o apoio a greve dos TAEs! Toda força a todos que lutam e sonham com um futuro melhor!

Até amanhã, camaradas!


Acompanhe o UàE em nossos veículos:

*http://ufscaesquerda.com.br/

*https://www.facebook.com/ufscaesquerda/

*https://www.youtube.com/channel/UCm4xlAaes6lqNC6rnund6qg

E contribua com a comunicação independente e socialista, envie registros dos seus movimentos em nossa página do facebook e no e-mail: redacao@ufscaesquerda.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*