Últimas Notícias
Capa / Editorial / [Editorial] UàE publica a partir de hoje uma série de entrevistas com reitoráveis
[Editorial] UàE publica a partir de hoje uma série de entrevistas com reitoráveis
Foto/Reprodução, entrevistas com candidatos às eleições 2015 - UFSC. Fonte: UFSC à Esquerda

[Editorial] UàE publica a partir de hoje uma série de entrevistas com reitoráveis

13.10.2015 – Editoria Geral

Encerrado o prazo para que as candidaturas agendassem e realizassem suas entrevistas com o UàE, já entrevistamos Irineu, De Pieri e Cancellier. Duas candidaturas recusaram-se a dialogar com nosso público: Roselane Neckel e Cláudio Amante. Os candidatos poderiam ter marcado qualquer horário do dia ou da noite, inclusive durante os finais de semana ou feriados.

Além de enviarmos os convites por e-mail, entregamos um novo pessoalmente nas sedes das coordenações de campanha e reiteramos por e-mail e redes sociais o chamado. Roselane e Amante recusaram fazer entrevistas com um órgão da imprensa de esquerda. Ambas as candidaturas parecem preferir dialogar apenas nos espaços em que se acham mais confortáveis.

O que poderíamos lhes responder? Candidatos, qualquer um que assuma a Reitoria terá que se ver em uma posição difícil e ser capaz de dar uma resposta coerente aos graves problemas da UFSC. Vocês estão mesmo preparados para essa tarefa?

Em nossa opinião, o debate eleitoral até o momento está morno e não toca a maioria da comunidade universitária. Nós nos dispusemos a entrar nas grandes polêmicas e levar os candidatos a se diferenciarem uns dos outros. Nos próximos dias, a comunidade universitária assistirá um debate qualitativamente diferente do que o que está colocado nos auditórios. Isso porque nos propusemos a colocar questões e cobrar posicionamentos, ao mesmo tempo em que deixamos o tempo livre para que todos pudessem aprofundar as respostas tanto quanto fossem capazes.

Se Roselane e Amante tivessem demonstrado coragem e disposição, teríamos questionado se respeitariam a decisão da maioria da comunidade universitária, que escolheu pela não adesão à EBSERH. Questionaríamos por que razões defendem o absurdo das Parcerias Público-Privadas para solucionar a crise financeira ocasionada pelos cortes na educação e pelo caráter privatizante das políticas educacionais do Governo Federal. Questionaríamos porque em todos os debates, tais candidatos naturalizam os cortes no orçamento e reduzem a si mesmos e à dignidade do cargo de reitor à de meros gerentes da crise. Questionaríamos se realmente têm a coragem de defender a expansão do Restaurante Universitário por meio das terceirizações e privatizações. Entre muitas outras questões.

Em nossa série de entrevistas, que será publicada a partir de hoje, terça-feira (13), vocês não verão Roselane Neckel e Cláudio Amante. Porém, nos esforçaremos para que nossa equipe de cobertura produza além de um conjunto de textos analisando o conteúdo das entrevistas que realizamos, análises sobre os programas de todos os cinco candidatos. Publicaremos uma entrevista a cada dia, começando hoje pelo candidato Edson De Pieri, seguido pelo candidato Luís Cancellier (dia 14) e por Irineu Manoel de Souza (dia 15). Ao longo desses debates, construiremos nossa posição sobre as eleições para a reitoria de forma coerente, clara e transparente. Acompanhe, todos os dias, pelos nossos canais nas redes sociais e em nosso sitio oficial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*