Últimas Notícias
Capa / Notícia / [Notícia] 14 de setembro é dia de Luta em Defesa dos Serviços Públicos!
[Notícia] 14 de setembro é dia de Luta em Defesa dos Serviços Públicos!

[Notícia] 14 de setembro é dia de Luta em Defesa dos Serviços Públicos!

Por Luiz Costa à Redação UàE – 12/09/2017

Nesta quinta-feira (14/09) docentes de todo o país participam do Dia Nacional de Lutas em Defesa dos Serviços Públicos e contra a Reforma da Previdência.

De acordo seção sindical do ANDES-SN na UFSC, essa data “foi apontada na reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do ANDES-SN, no dia 18 de agosto, a partir da reunião ampliada do Fórum de Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), que encaminhou pela realização de um dia de lutas em setembro em defesa dos serviços públicos e em oposição às contrarreformas.”¹

No dia 06/09, a FASUBRA Sindical e representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes), da União Nacional dos Estudantes (UNE) e Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) se reuniram e decidiram unificar o dia de luta em defesa da educação pública – a ideia é fazer caravanas e atos por todo o Brasil. 

Dos sindicatos da UFSC, apenas o Sintufsc e o Andes incluíram a data no seu calendário, o APUFSC até o momento não mostrou apoio.

Docentes, estudantes, técnico-administrativos e demais trabalhadores e representantes pretendem realizar atos em diversos estados contrários ao desmonte dos serviços públicos.

As entidades sindicais do setor da educação federal ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe bem como os metalúrgicos de todo o país incluíram essa data no seu calendário de lutas.

A resistência dos sindicatos citados visa combater os impactado que as instituições e institutos federais de ensino estão sofrendo. Por isso, a luta é contrária ao Programa de Desligamento Voluntário (PDV) e a contrarreforma da Previdência (PEC 287/2016), assim como exige, também, a revogação das leis da Reforma Trabalhista e da Terceirização, e da Emenda Constitucional 95/16 – que congela os gastos públicos por 20 anos

Vamos todos às ruas nesta quinta-feira! Em defesa dos nossos direitos! Em defesa da educação!   

¹ Disponível em: http://andes-ufsc.org.br/14-de-setembro-dia-de-lutas-e-paralisacao-em-defesa-dos-servicos-publicos/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*