Últimas Notícias
Capa / Notícia / [Notícia] Alacoque Erdmann, reitora em exercício da UFSC se afasta; Cun debate formação de nova lista tríplice na quarta feira
[Notícia] Alacoque Erdmann, reitora em exercício da UFSC se afasta; Cun debate formação de nova lista tríplice na quarta feira

[Notícia] Alacoque Erdmann, reitora em exercício da UFSC se afasta; Cun debate formação de nova lista tríplice na quarta feira

Gustavo Bastos – 30/10/2017 para UFSC à Esquerda

 

Durante a tarde desta segunda feira, a reitora em exercício da Universidade Federal de Santa Catarina entrou com pedido de afastamento (licença saúde) por 60 dias.

O afastamento ocorre em momento delicado para a UFSC, que ainda enfrenta as consequências da operação ouvidos moucos, da Polícia Federal, e da morte do reitor Luis Carlos Cancellier de Olivo. Alacoque, vice-reitora indicada por Cancellier, assumia, até então, o cargo de reitora em exercício da UFSC em virtude da vacância do cargo de reitor.

Na tarde desta segunda feira os membros do Conselho Universitário receberam convocatória para a reunião extraordinária de quarta feira onde o nome do professor Ubaldo Balthazar, do Centro de Ciências Jurídicas, aparece como presidente em exercício do Conselho Universitário, por ser o seu decano.

A reunião do Conselho Universitário desta quarta tratará da sucessão do cargo de reitor, que está em vacância, discutindo os procedimentos para a formação de uma lista tríplice.

Processo nª 23080.071676/2017-97
Requerente: Gabinete da Reitoria
Assunto: Apreciação sobre os procedimentos para organização de lista tríplice para nomeação de reitor em decorrência de vacância do cargo.
Relator: Conselheiro Antônio Alberto Brunetta

Segundo a nota técnica encaminhada pelo MEC (Ministério da Educação) a UFSC, uma nova lista tríplice deve ser encaminhada para o ministério dentro do prazo de 60 dias, a contar da vacância do cargo de reitor, para que seja escolhido o novo reitor.

Segundo o artigo primeiro, do decreto presidencial nº 1.916, de 23 de maio de 1996,

“O Reitor e o Vice-Reitor de universidade mantida pela União, qualquer que seja a sua forma de constituição, serão nomeados pelo Presidente da República, escolhidos dentre os indicados em listas tríplices elaboradas pelo colegiado máximo da instituição, ou por outro colegiado que o englobe, instituído especificamente para este fim. ”

 

Historicamente, na maioria das universidades federais, e também na UFSC, as listas tríplices são formadas pelo Conselho Universitário após consulta a comunidade universitária. Foi desta forma que foi formada a lista tríplice de Cancellier e de todos os reitores que assumiram o cargo depois da ditadura, no entanto, não está claro se o Cun procederá da mesma maneira.

Preocupados com a forma antidemocrática que a construção da lista tríplice pode tomar (com a formação da lista tríplice no Conselho Universitário sem a consulta a comunidade universitária), a comissão unificada de mobilização, composta por movimentos políticos da UFSC (estudantes, Técnicos Administrativos e professores) convidam todos a participar de uma vigília na reitoria, durante a reunião do conselho universitário nesta quarta, que está marcada para começar às 14h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*