Últimas Notícias
Capa / Notícia / [Notícia] Assembleia dos TAEs aprova paralisação e participação no ato Ocupa Brasília em 24 de maio, docentes da UFSC também participarão do ato.
[Notícia] Assembleia dos TAEs aprova paralisação e participação no ato Ocupa Brasília em 24 de maio, docentes da UFSC também participarão do ato.

[Notícia] Assembleia dos TAEs aprova paralisação e participação no ato Ocupa Brasília em 24 de maio, docentes da UFSC também participarão do ato.

por Renato Milis da Redação do UàE – 17.05.2017

Na tarde hoje os trabalhadores técnicos administrativos em educação da UFSC (TAES) decidiram em assembleia do sindicato (SINTUFSC) por paralisar as atividades e enviar uma caravana para participar do ato Ocupa Brasília no dia 24 de maio. Com cerca de 130 trabalhadores presentes na plenária, os TAEs se posicionaram por acompanhar o chamado das centrais sindicais na luta contra as reformas da previdência e trabalhista. Aproximadamente 90 TAEs devem participar do grande ato em Brasília.

Na assembleia a categoria decidiu também por enviar cinco trabalhadoras para o Encontro Nacional de Mulheres da FASUBRA (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação nas Instituições Federais de Ensino Superior Públicas do Brasil) e aprovaram também duas moções propostas por Tupã, militante dos movimentos dos estudantes indígenas, em repúdio a atos de racismo que tem sido cometidos nas redes sociais contra estes estudantes e a segunda em repúdio a criminalização dos movimentos indígenas em Santa Catarina e pela demarcação imediata da reserva do Morro dos Cavalos.

A plenária ainda recebeu dois informes do advogado do sindicato sobre ações judiciais que a categoria têm movido contra a universidade: a primeira aciona a UFSC na justiça do trabalho em relação ao descumprimento sistemático por parte da administração da universidade de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, e a segunda que trata da retaliação da reitoria à greve das 30 horas de 2014, que aguarda julgamento no Superior Tribunal de Justiça.

Em assembleia convocada pelo ANDES, também na tarde de hoje, os trabalhadores docentes da universidade também aprovaram participar do ato em Brasília no dia 24 de maio. Decidiram também por participar em atos e atividades na cidade neste dia de lutas, bem como por realizar atividades de mobilização da categoria e da comunidade universitária. 

Edição: A notícia foi editada às 22:31 para reportar também as decisões do movimento docente. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*