Últimas Notícias
Capa / Notícia / [Notícia] Reunião dos Centros Acadêmicos decide Ato no RU nessa sexta-feira
[Notícia] Reunião dos Centros Acadêmicos decide Ato no RU nessa sexta-feira

[Notícia] Reunião dos Centros Acadêmicos decide Ato no RU nessa sexta-feira

Por Maria Alice de Carvalho da redação do UàE – 23/11/2017

Na noite de quarta-feira (22 de novembro), os Centros Acadêmicos da UFSC se reuniram na sede do DCE por chamado do CALPsi (Centro Acadêmico Livre de psicologia) com pauta única: Ato do RU na sexta-feira.

Estavam presentes na reunião as seguintes entidades: CALPsi (Centro Acadêmico Livre de Psicologia), CAXIF (Centro Acadêmico XI de Fevereiro), CAMP (Centro Acadêmico Martelo de Prata), CALPE (Centro Acadêmico Livre de Pedagogia), CALA (Centro Acadêmico Livre de Arquitetura), CABIO (Centro Acadêmico de Biologia), CALH (Centro Acadêmico Livre de História), CAFIL (Centro Acadêmico Livre de Filosofia), CALL (Centro Acadêmico Livre de Letras), CALF (Centro Acadêmico Livre de Física), CALIGEO (Centro Acadêmico Livre de Geografia), CALISS (Centro Acadêmico Livre de Serviço Social, DCE (Diretório Central dos Estudantes – Luis Travassos) e UCE (União Catarinense das e dos Estudantes).

Na reunião chamada pelo CALPsi, na terça-feira (21/11), discutiu-se junto com os centros acadêmicos e entidades a importância da pauta do restaurante universitário. Segundo o CALPsi a reunião foi importante para trazer para a pauta as entidades da base estudantil (centros acadêmicos), ampliando a mobilização que o Diretório Central dos Estudantes estava realizando. Segundo o CALPsi, ainda, seria importante que esse movimento de luta congregasse as bases estudantis, que estão mais próximas dos estudantes de seus cursos e portanto capilarizando e ampliando o poder de convocação para a luta, no entanto não houve tempo hábil para que fosse chamado uma reunião do CEB, optando o centro acadêmico por uma reunião com os CAs.

Na reunião, após discussão entre as entidades presentes, foi deliberado que se realizará, para além do ato e da audiência pública que o DCE já chamara (ás 14h), um outro ato no RU também nessa sexta-feira (24 de novembro). O ato terá início com uma concentração às 11h no gramado que fica entre o RU e a sede do DCE; posteriormente, será feita entrada no RU com batuques e diálogo com os estudantes que estiverem no período de almoço para que, próximo às 12h30, o ato saia do restaurante com direção à reitoria. A ideia é ampliar a mobilização e trazer mais estudantes para a Audiência Pública com o Reitor.

Além do ato, a reunião deliberou também uma reunião de avaliação a qual está prevista para ocorrer na segunda-feira (27 de novembro) à noite, para que  os Centros Acadêmicos e o DCE possam continuar em diálogo para manter a pauta do RU no próximo ano e  para amplia-la, indo além apenas de sua abertura nas férias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*