Últimas Notícias
Capa / Notícia / [Notícia] Curso “A contribuição Gramsciana para a compreensão do problema do Estado moderno”.
[Notícia] Curso “A contribuição Gramsciana para a compreensão do problema do Estado moderno”.

[Notícia] Curso “A contribuição Gramsciana para a compreensão do problema do Estado moderno”.

Por Maria Fernandez da redação do UàE em 23/10/2017

Na última sexta-feira, dia 20/10/2017, a Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora – Vânia Bambirra & o UFSC à Esquerda realizam o curso “A contribuição Gramsciana para a compreensão do problema do Estado moderno”. Este foi um curso aberto com objetivo de ampliar o conhecimento acerca de Gramsci e de seu entendimento sobre o estado.

Sob a coordenação do professor Allan Kenji Seki foi retomado os escritos gramscianos  a fim de esclarecer as questões do Estado e sua relação com a sociedade civil. Foi possível nesse curso retomar as contribuições de Gramsci, o caráter fragmentado de sua obra e os possíveis problemas de interpretação decorrentes de algumas leituras.

Para Gramsci o Estado passa pelo equilíbrio da Sociedade Política com a Sociedade Civil, e a partir desse conceito ampliado de Estado é possível identificar a preocupação do autor em pensar as possibilidades de um estado em transição. Localizar Gramsci no seu contexto histórico e seus estudos no conjunto de estudos socialistas é fundamental para não deturpar sua obra.

A EFoP foi criada pela necessidade de formação em torno do projeto de socialização do conhecimento produzido pela classe trabalhadora. Desta forma, o curso realizado na última sexta foi mais uma das atividades orientadas pelo programa fundado no pensamento marxiano e marxista. Para saber mais sobre próximas atividades acompanhe e curta a página: https://www.facebook.com/efopvaniabambirra/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*