Últimas Notícias
Capa / Uncategorized / [Notícia] Departamento de Economia e RI nega participação ampla de estudantes e TAE’s na eleição para a chefia do Departamento
[Notícia] Departamento de Economia e RI nega participação ampla de estudantes e TAE’s na eleição para a chefia do Departamento

[Notícia] Departamento de Economia e RI nega participação ampla de estudantes e TAE’s na eleição para a chefia do Departamento

Por Gustavo Bastos para a redação de UàE em 24 de maio de 2017.

Na última segunda feira, 22 de maio de 2017, na reunião de colegiado de Departamento de Economia e Relações Internacionais aconteceu a primeira discussão acerca das regras para a eleição da nova Chefia de Departamento, que se dará na próxima sexta feira, dia 26 de maio. A reunião foi convocada pelos Centros Acadêmicos que coletaram junto aos professores a quantidade necessária de assinaturas.

Segundo os relatos realizados pelos representantes dos Centros Acadêmicos (CALE – Centro Acadêmico Livre de Economia, e CARI – Centro Acadêmico de Relações Internacionais) na reunião de Colegiado de Departamento desta segunda feira, o professor Fred Leite Siqueira Campos, que também é membro de umas das chapas que concorrem ao pleito, enviou ofício à chefia de departamento solicitando que se realizasse uma consulta, onde seriam consultados além dos professores, todos os Técnicos Administrativos em Educação vinculados ao departamento (que não possuem no Colegiado de Departamento) e todos os Estudantes (onde as representações do CALE e CARI somadas no colegiado são de apenas nove cadeiras). Esse pedido teria sido ignorado pela chefia de departamento.

Diante da ausência de resposta por parte da Chefia de Departamento, o professor Fred teria comunicado aos estudantes representantes no Colegiado de Departamento, no dia 03 de maio, que protocolaria um novo ofício, solicitando que este tema fosse discutido e deliberado no referido Colegiado. Para a surpresa dos estudantes, dois dias depois foi lançado o Edital para as eleições sem nenhuma discussão prévia, e sem a previsão de realização de uma consulta. Os estudantes questionaram a Direção do Censo Socioeconômico e foram informados de que “houve pressão por parte da chefia do departamento para que o edital fosse lançado com celeridade”.

Diante destes fatos os estudantes realizaram os seguintes questionamentos, através da leitura de um parecer, no Colegiado de Departamento, ainda que a professora Mónica, atual chefe de departamento, não estivesse presente na reunião:

“porque não houve, previamente ao lançamento do edital, o devido espaço para que a proposta apresentada fosse discutida? Se a chefia do departamento considerava que a proposta seria ilegal, porque não expôs tal fato de maneira pública a este colegiado? Por que havia pressa em lançar este edital sem que qualquer discussão ocorresse?” (trecho extraído do parecer lido pelos representantes do CALE e CARI na reunião do Colegiado de Departamento desta segunda feira, dia 22 de maio de 2017, o documento na íntegra está anexado ao texto)

Ainda, segundo o parecer dos estudantes, a professora Mónica foi procurada por eles, onde apresentaram esses questionamentos e obtiveram a seguinte resposta:

“Solicitamos esclarecimentos sobre o caso à chefia do departamento, e fomos informados pela Prof. Mónica que, segundo o entendimento dela, não seria prerrogativa do colegiado discutir as normas para a eleição da chefia do departamento. Apresentamos, entretanto, diversas situações de outros departamentos dentro da UFSC que têm entendimentos diferentes e definem normas próprias para tais eleições, mesmo sem desrespeitar o artigo 51 do estatuto da UFSC, que diz que chefe e subchefe devem ser eleitos pelo colegiado do departamento. Se há interpretações divergentes sobre um fato, por que não discuti-lo em espaço que todos os membros do colegiado possam opinar?”

Diante dos acontecidos, os estudantes propuseram:

“Propomos que, assim como realizam diversos outros departamentos dentro da UFSC, seja realizada uma consulta pública universal a estudantes, técnicos-administrativos e professores para a indicação de uma das duas chapas candidatas ao colegiado do Departamento de Economia e Relações Internacionais, para que o colegiado ratifique a decisão, respeitando o artigo 51 do estatuto da UFSC.”

Na reunião de colegiado, ainda que se desmembrasse a proposta dos estudantes, votando primeiro se haveria ou não uma consulta, e depois, caso aprovada, qual seria os termos em que esta se daria (paritária, universal, 70-30) e a data, o Colegiado votou nominalmente por negar a participação ampla de estudantes e técnicos administrativos em educação no processo. Ainda assim, CALE e CARI realizarão amanhã , dia 25 de maio, às 18h30 um debate entre as chapas e uma consulta informal.

As chapas que concorrem a chefia do Departamento de Economia e Relações Internacionais são:

1. Titular: Maurício Simiano Nunes
    Suplente: Patrícia Arienti

2. Titular: Fred Leite Siqueira Campos
   Suplente: João Randolfo Pontes

 

Confira abaixo a lista dos professores do Departamento de Economia e Relações Internacionais e como eles votaram:

André Portela: Contra a consulta
Arlei Fachinello: Contra a consulta
Brena: Não estava presente
Armando Lisboa: Contra a consulta
Carmen Rosário: Contra a consulta
Clarissa Dri: Contra a Consulta
Daniel Castelan: A Favor da consulta
Daniel Vasconcelos: Contra a consulta
Eraldo Sergio da Silva: Não estava presente
Eva Yamila Catela: Contra a consulta
Fernando Seabra: Contra a consulta
Francis Lourenço: Contra a consulta
Francisco Gelinski: Contra a consulta
Fred Leite Siqueira: A Favor da Consulta
Gilson Geraldino: Contra a Consulta
Graciela Pagliari: Contra a Consulta
Gueibi Souza: Não estava presente
Guilherme Oliveira: Contra a Consulta
Guilherme Valle Moura: Contra a Consulta
Helberte Almeida: Não estava presente
Helton Ricardo Ouriques: Não estava presente
Hoyêdo Nunes Lins: Contra a Consulta
Iara Costa Leite: Contra a Consulta
Jaime Cesar Coelho: Não estava presente
Jaylson Silveira: Contra a consulta
João Randolfo Pontes: A favor da consulta
Juliana Lyra: Não estava presente
Karine de Souza Silva:
Lauro Mattei: A favor da consulta
Lucas Rezende: A favor da consulta
Luiz Carlos: Não estava presente
Marcelo Arend: Não estava presente
Marcos Valente: Não estava presente
Marialice de Moraes: Contra a consulta
Mauricio Nunes: Contra a Consulta
Michele Romanello: Contra a consulta
Milton Biage: Contra a Consulta
Mónica Salomón: Não estava presente
Newton da Costa Jr: Não estava presente
Nildo Ouriques: A Favor da consulta
Pablo Bittencourt: Contra a consulta
Patricia Arienti:  Contra a consulta
Roberto Meurer: Não estava presente
Ronivaldo Steingraber: Não estava presente
Silvio Cario: Contra a consulta
Solange Marin: Contra a consulta
Valdir Alvim: A favor da consulta
Wagner Arienti: Contra a consulta

Link para o parecer dos estudantes lido na reunião de segunda feira:
https://goo.gl/9FcI81

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*