Últimas Notícias
Capa / Notícia / [Notícia] Dia de preparação para a paralisação de 24 de outubro e para a greve geral na UFSC
[Notícia] Dia de preparação para a paralisação de 24 de outubro e para a greve geral na UFSC

[Notícia] Dia de preparação para a paralisação de 24 de outubro e para a greve geral na UFSC

Redação UàE – 20.10.2016

 

O dia de hoje foi de muita organização dos trabalhadores e estudantes da UFSC para a paralisação do dia 24 de outubro, rumo a greve geral. Com assembleias importantes dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e docentes e reunião de estudantes, a comunidade se prepara para atividades unificadas e para reforçar as lutas da classe trabalhadora contra a profunda reforma neoliberal do empresariado.

Pela manhã, os TAEs estiveram reunidos em Assembleia da categoria que foi divida em dois momentos: uma sabatina ao reitor e, em seguida, a plenária da categoria. Instado pelos trabalhadores a se posicionar em relação a PEC 241 e aos ataques ao serviço público, o reitor afirmou que não se dirá favorável a medida, mas tampouco contrário e indicou que orçamento da universidade para este ano e o próximo estaria dentro da normalidade. Ou seja, mais uma vez a reitoria de Cancellier expressa sua postura de gestor da miséria!

Em seguida, atendendo a deliberação da FASUBRA, os TAEs debateram a possibilidade de greve, a partir do dia 24. A plenária deliberou por greve por tempo indeterminado, a partir de segunda, contra a PEC e a quebra do acordo de greve de 2015. E que integrará as atividades unificadas da paralisação de 24 de outubro. Ainda pela manhã, estudantes do Colégio de Aplicação ocuparam a rampa de acesso de salas aula para conversar sobre seu movimento e preveem um calendário de assembleias e discussões.

Já ao fim de tarde ocorreu uma Assembleia Docente, que debateu um conjunto de diretrizes do ANDES – Sindicato Nacional para a mobilização, bem como a conjuntura local de unificação. Os professores decidiram por paralisar no dia 24, somando-se a programação da Comissão de Mobilização Unificada de trabalhadores e estudantes da UFSC. Deliberaram, também, pela entrada em estado de greve para que possam se preparar para a greve geral, cuja construção também está aprovada pela categoria propondo uma pauta ampla contra os ataques a classe trabalhadora – contra a PEC241, a PLS 54 e PLS 204; Contra a escola sem partido, e a reforma do ensino médio (MP746) e contra as reformas trabalhistas e previdenciárias e as terceirizações.

A programação unificada do dia 24 será: 06:30 concentração para panfletagem nos acessos da universidade; 09:30 debate “Por que greve geral?” com todas as categorias e segmentos no hall da reitoria, e as 13:30 plenária das centrais sindicais e movimentos sociais na FECESC (Federação dos Trabalhadores no Comércio do Estado de Santa Catarina) no centro da cidade que discutirá a greve geral.

Trabalhadores e estudantes estão demonstrando que haverá muita luta na UFSC para a construção da greve geral! E que teremos muita mobilização na paralisação geral de 24/10, que será um importante momento para nossa classe construir seus caminhos de luta.

Todos a paralisação de 24/10! Rumo a greve geral!

img_3955

Assembleia dos TAEs – 20.10

img_3950

Assembleia dos TAEs, Sabatina ao Reitor – 20.10

docentes

Assembleia Docente – 20.10

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*