Últimas Notícias
Capa / Debates / [NOTÍCIA] O que os debates entre as chapas para direção do CED nos mostraram até agora
[NOTÍCIA] O que os debates entre as chapas para direção do CED nos mostraram até agora
Debate entre as chapas para direção do CED - em 04 de setembro de 2017 no auditório do NDI

[NOTÍCIA] O que os debates entre as chapas para direção do CED nos mostraram até agora

Por Maria Fernandez da Redação do UàE em 04 de setembro de 2017

Hoje pela manhã, dia 04 de setembro, ocorreu o segundo debate entre as chapas concorrentes a eleição da direção e vice-direção do Centro de Ciências da Educação. Os candidatos das duas chapas já demonstraram até aqui que representam projetos muito diferentes de educação e universidade.

A chapa 1, “Somos todos CED”, com os servidores David e Adilson fazem falas que vem ao encontro de demandas da comunidade, mas demonstram no desenvolvimento das falas um total desconhecimento da realidade do CED. Ficam em um discurso superficial que na aparência visa unificar o CED e atender a todas as demandas, quando na verdade demonstra uma incapacidade de compreensão.

Assim foi quando chamaram os profissionais da educação infantil de cuidadores, ou quando vincularam a possibilidade dos TAEs de cursarem pós-graduação ao processo de flexibilização da carga horário [visto que existe legislação que permite o afastamento do servidor para capacitação, como podemos conferir na página da UFSC: http://capacitacao.ufsc.br/afastamentos/afastamento-longa-duracao/]. Na tentativa de citar demandas legitimas dos trabalhadores eles se atrapalham e demonstram uma incompreensão do funcionamento institucional.

Além disso, a chapa 1 coloca-se defensora de iniciativas de empresariamento da universidade. Defendem claramente as empresas juniores e a utilização de espaço publico para iniciativas privatistas. Esse tipo de defesa em um centro de educação, em uma conjuntura que favoreça o desmantelamento da educação pública, pode representar um aceleramento da política  de privatização em curso.

Enquanto isso a chapa 2, composta pelos servidores Bruneta e  Roseli, coloca-se de maneira a criar compromissos com as demandas coletivas, deixando clara sua visão contrária ao empresariamento da educação.

Parece haver muito em disputa nessas eleições e a participação efetiva da comunidade nesses espaços de diálogo pode fortalecer a construção de um projeto coletivo.

Em breve os vídeos dos dois primeiros debates estarão disponíveis no site do CED. O próximo debate ocorrerá na terça feira, dia 12 de setembro, às 14h.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*