Últimas Notícias
Capa / Notícia / [Notícia] RU Trindade fecha para reformas e RU do CCA servirá estudantes durante as férias
[Notícia] RU Trindade fecha para reformas e RU do CCA servirá estudantes durante as férias
Restaurante Universitário do campus Trindade da UFSC.

[Notícia] RU Trindade fecha para reformas e RU do CCA servirá estudantes durante as férias

Por Luiz Costa à redação do UàE em 08/12/2017

O Restaurante Universitário (RU) do campus Trindade estará fechado, a partir de amanhã (9), para reformas internas. Durante o período em que o maior RU da UFSC ficará fechado, o restaurante do Centro de Ciências Agrárias (CCA) disponibilizará a todos os estudantes da UFSC almoço e janta inclusive nos finais de semana. Além disso, a Universidade disponibilizará ônibus com saída do ponto de ônibus em frente da Arquitetura.

De acordo com Maria das Graças Martins, diretora do RU Trindade, o restaurante precisa ficar fechado para realizar algumas reformas que não são possíveis com ele em funcionamento, pois trata-se, entre outras, da manutenção no encanamento de água do restaurante. Ademais, é preciso realizar a vistoria das panelas, pintar alguns locais e reformar o piso sob o qual ficam as seis panelas do Restaurante. O RU Trindade deve voltar a funcionar no dia 11 de fevereiro do ano que vem.

Mesmo com a necessidade de fechar o principal Restaurante Universitário da UFSC durante o período de férias, a Reitoria não havia anunciado nenhum planejamento para garantir a refeição dos estudantes que permanecem na cidade e precisam do RU durante o recesso da graduação. Na verdade, até pouco tempo atrás mal havia sido informado à comunidade universitária da necessidade de fechar o restaurante.

Após terem conhecimento disso, estudantes realizaram uma campanha pela permanência do RU nas férias. A mobilização começou no dia 20 de novembro e se estendeu durante toda a semana. Inicialmente impulsionado pelo Diretório Central do Estudantes Luís Travassos (DCE), a agitação foi reforçada com diversos Centros Acadêmicos. A campanha culminou, no dia 24, num Ato que começou no RU Trindade e continuou até a reitoria onde, em seguida, aconteceu uma audiência pública com a Reitoria.

Leia também: A Luta pelo Restaurante Universitário

Assista: Ato pelo RU nas férias no dia 24 de novembro

Na semana seguinte, no dia 29, aconteceu mais um audiência com o Reitor pro tempore Ubaldo César Balthazar. Nesta, além de garantir almoço e janta para todos os estudantes, foi acordado que a UFSC garantirá transporte de ida e volta. Porém, será feito uma avaliação periodicamente da demanda do restaurante nas férias. Segundo Áureo Mafra de Moraes, Chefe de Gabinete do Reitor, é preciso avaliar se a demanda não extrapolará o limite atual que o RU do CCA pode servir. Para isso, foi marcado outra audiência com a Reitoria para sexta-feira da semana que vem (15).

De qualquer forma, a princípio todos os estudantes vão poder almoçar e jantar no restaurante do CCA do dia 9/12/2017 até dia 11/02/2018 com exceção dos dias 25/12/2017 e 01/01/2018, nos quais o restaurante permanecerá fechado. Os estudantes que têm isenção do passe do RU devem retirar todo dia antes da refeição seu passe direto no RU do CCA, apenas apresentando a carteirinha com o selo de 2017-2. Os passes normais serão vendidos no local de vendas do RU Trindade.

Assista também:

Audiência com a Reitoria pelo RU nas férias no dia 24/11/2017

Audiência com a Reitoria pelo RU nas férias no dia 29/11/2017

Leia também:

[Notícia] Reunião dos Centros Acadêmicos decide Ato no RU nessa sexta-feira

[Opinião] Conquistar novamente o RU: quais os caminhos da luta estudantil pelo Restaurante Universitário?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*