Últimas Notícias
Capa / Notícia / [Notícia] São lançadas as primeiras pré-candidaturas para a Reitoria da UFSC em 2018
[Notícia] São lançadas as primeiras pré-candidaturas para a Reitoria da UFSC em 2018

[Notícia] São lançadas as primeiras pré-candidaturas para a Reitoria da UFSC em 2018

Mateus Ishida para UàE – 13/12/2017

Previsto para 26 de fevereiro no Calendário Acadêmico, o início do primeiro período letivo de 2018 será coincidente com o início do período de campanha das chapas inscritas para a consulta para nova reitoria da UFSC. Até agora já foram anunciadas duas pré-candidaturas.

Na semana passada, o professor e atual diretor do Centro Sócio-Econômico, Irineu Manoel de Souza, lançou a sua pré-candidatura para o pleito. O grupo de apoio do candidato, composto por estudantes, TAEs e professores, irá realizar amanhã (dia 14/12) uma reunião para dar início à construção do projeto de gestão.

O professor Edson Roberto De Pieri, diretor do Centro Tecnológico, também já anunciou que irá lançar a pré-candidatura em evento que ocorrerá amanhã às 11h no Auditório Prof. João Ernesto Escosteguy Castro, da Engenharia de Produção.

Tanto Irineu quanto De Pieri foram candidatos na última consulta para a Reitoria, em 2015.

Voto online
No dia 5/12, a diretoria da APUFSC (que possui representação na comissão eleitoral) lançou uma nota de esclarecimento reiterando a posição da Associação, que reivindica que o processo de consulta deva ser realizado via “web”, em vez do uso das urnas eletrônicas.

No mesmo documento, ela justifica sua participação na comissão eleitoral pela fase crítica por que passa a universidade, ainda que sua posição seja a defesa do 70/30 (isto é, a ponderação de 70% dos votos para os docentes). No Conselho Universitário em que foi aprovada a realização da consulta, decidiu-se também que ela teria caráter paritário.

Edson De Pieri, em seu perfil pessoal, também acenou favoravelmente para a votação via “web”.

Comissão Eleitoral
Conforme deliberação do Conselho Universitário, foi formada uma comissão para organizar e realizar os procedimentos da consulta com a comunidade em caráter paritário. Ela é composta por 6 representantes: Paulo Marcos Borges Rizzo (ANDES), Bruna Veiga de Moraes (APG), Valmir José Oleias (APUFSC), Clara Niehues Rivas (DCE), Claudio Roberto Silvano e João Batista da Silva (SINTUFSC).

A comissão vem se reunindo desde 21/11, e já lançou resolução com as datas do processo eleitoral em 2018:

  • 19 a 22 de fevereiro: inscrições das candidaturas;
  • 28 de março: primeiro turno de votação;
  • 11 de abril: segundo turno.

A página oficial da comissão pode ser acessada aqui.

 

No começo do próximo semestre, o UFSC à Esquerda irá acompanhar atentamente esse processo. Assim como na consulta de 2015, procuraremos noticiar detalhadamente os posicionamentos e idéias de cada um dos candidatos. Siga a página para ficar por dentro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*