Últimas Notícias
Capa / Uncategorized / [Notícia] Saúde Mental em discussão no curso de Psicologia
[Notícia] Saúde Mental em discussão no curso de Psicologia
Foto retirada de perfis de estudantes em rede social

[Notícia] Saúde Mental em discussão no curso de Psicologia

Por Clara Fernandez da redação do UàE em 22 de maio de 2017

Há cerca de duas semanas, circulam pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas, alguns pequenos cartazes anônimos com questionamentos acerca da saúde mental estudantil, além de algumas publicações online explorando a problemática. Com opiniões que apontam a contribuição da estrutura da Universidade para a questão, o papel dos professores diante de episódios de urgência, a saúde mental também desta categoria e a falta de acolhimento com que os estudantes se deparam, o debate tem ganhado corpo e indagações para além das redes sociais.

A discussão eclodiu em função de um texto no facebook onde uma estudante de Psicologia falava sobre  o incômodo com o silêncio diante de casos explícitos de sofrimento, angústia e até mesmo de suicídios na Universidade. Finalizando com o relato de uma situação onde ao buscar ajuda para uma colega de curso em crise, seu professor, sem interromper o prosseguimento da aula, sugeriu que a mesma procurasse o secretário de curso para realizar um acolhimento. Desta forma, a repercussão do texto fez com que uma série de estudantes e professores se manifestassem sobre o assunto.

Em um primeiro momento ocorreram debates em sala de aula promovidos por estudantes, em seguida a gestão do Centro Acadêmico, que naquele momento se encontrava como chapa em processo eleitoral,  chamou o curso para um primeiro espaço de conversa onde os colegas pudessem se sentir à vontade para falar sobre como compreendem e se afetam pela questão e começar a identificar a relação da Universidade com estes problemas, a coordenação de curso acionou a PRAE e os psicólogos do curso para realização de acolhimento especializado, entre outras ações.

Contudo, longe de esgotada a problemática, o debate segue e será ponto de pauta da Reunião de Colegiado de Curso de Psicologia, hoje, às 14h, na sala Carolina Bori, localizada no próprio departamento. Acompanhe conosco os desdobramentos desta temática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*