Últimas Notícias
Capa / Uncategorized / [Notícia] Troca-troca de Ministros
[Notícia] Troca-troca de Ministros
Foto retirada de: http://www.cgu.gov.br/sobre/institucional/galeria-de-ministros/torquato-jardim

[Notícia] Troca-troca de Ministros

Por Maria Fernandez da redação do UàE – em 29 de maio de 2017

No domingo, dia 28 de maio, o presidente Temer fez uma troca de ministros: Torquato Jardim, ex ministro da Transparência passa a assumir o Ministério da Justiça no lugar de Osmar Serraglio, enquanto este assume o da Transparência.

As críticas a Osmar Serraglio na liderança do Ministério da Justiça versavam sobre seu pouco “pulso firme” e podem ter pesado para esta decisão. Além disso Serraglio teve nome citado na operação a Carne é Fraca e sua posição no Ministério da transparência o tiraria de evidência. Entretanto outras indicações apontam que a troca viria no sentido de efetivar uma possível tentativa de interferência nas investigações da Polícia Federal, visto que a PF está submetida ao Ministério da Justiça, o que Torquato poderia realizar melhor que Serraglio. O Ministério da Justiça é também o responsável pelos acordos de leniência.

O novo Ministro, Torquato, teria melhor circulação entre os tribunais superiores e poderia melhorar a interlocução destes com o Presidente Temer que tem data para ter seu mandato julgado em 6 de junho. Além destas especulações o fato da manutenção de Serraglio em um ministério, mantém também, seu suplente, o Rodrigo Rocha Loures, com foro privilegiado. Estando Loures, que foi flagrado recebendo maleta de dinheiro da JBS, blindado, Temer poderia respirar melhor em relação ao andamento das investigações que o vinculam as ações de seu antigo assessor.

O presidente Michel Temer continua sua tentativa de articulação para se manter no governo apesar das graves denúncias após a delação da JBS. Barrar as investigações pode de fato prolongar seu governo, visto que a estabilidade política é de maior interesse nesse momento ao capital, que, por ora, amarga o adiamento da votação das contrarreformas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*