Últimas Notícias
Capa / Opinião / [Opinião] Não ao autoritarismo e a truculência nas eleições do CED. #VotoNulo
[Opinião] Não ao autoritarismo e a truculência nas eleições do CED. #VotoNulo

[Opinião] Não ao autoritarismo e a truculência nas eleições do CED. #VotoNulo

José Braga – Redação do UàE – 13.06.2017

 

Hoje a comunidade do centro de ciências da educação (CED) tem a chance de dizer um grande não ao autoritarismo e a truculência na vida política e social. Trata-se da campanha pelo voto nulo nas eleições para direção do centro.

O processo eleitoral, que se arrasta desde 2016, foi marcado por um conjunto de arbitrariedades e ataques a democracia universitária (que podem ser lidos em resumo aqui). A chapa, única concorrente dos professores David Antônio Costa e Adilson Luiz Pinto e seus apoiadores fizeram o impensável para assumir a direção – até mesmo judicializando o pleito como se já estivessem eleitos e impedidos de tomar posse.

Fato de ainda maior truculência foi seu ímpeto chancelado pelo Conselho Universitário de passar por cima da posição da Assembleia do Centro e do Conselho de Unidade que comprometidos com a democracia deliberaram por realizar uma nova eleição. Chama atenção que o Conselho Universitário, sob a batuta da reitoria de Cancellier, tenha tido tamanho desrespeito pela autonomia do CED e sua tradição democrática.

Ainda que a indignação com os jogos dos pequenos interesses e pequenos poderes que permeiam estes atos da chapa tomem a comunidade, não se ignora que estão a serviço de uma política reacionária de privatização e empresariamento da universidade. É a esta política a que esta chapa, seus apoiadores, e a própria reitoria servem com sua truculência.

Frente a isto a estudantes, TAEs e docentes realizaram um ato de coragem: proporam-se a dizer não! E com isto está comprometida a campanha do voto nulo – com a democracia universitária. O comparecimento as urnas e a anulação do voto são o gesto da comunidade para barrar o autoritarismo e a truculência daqueles que servem a interesses particulares. É um grande não à pequenez.

Por isso, hoje eu #VotoNulo.

[1] [Notícia] Eleições para direção do Centro de Ciências da Educação ocorrem dia 13/06 com forte campanha para o voto nulo. Leia documento na íntegra: http://ufscaesquerda.com.br/noticia-eleicoes-para-direcao-do-centro-de-ciencias-da-educacao-ocorrem-amanha-com-forte-campanha-para-o-voto-nulo-leia-documento-na-integra/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*