Últimas Notícias
Capa / Entevista / [Entrevista] Semana da Psicologia 2017 – Psicologia e Sociedade Brasileira: Contribuições em Debate
[Entrevista] Semana da Psicologia 2017 – Psicologia e Sociedade Brasileira: Contribuições em Debate

[Entrevista] Semana da Psicologia 2017 – Psicologia e Sociedade Brasileira: Contribuições em Debate

Por Luiz Costa à redação do UàE em 29 de agosto de 2017.

Planejado pelos estudantes membros do CALPsi (Centro Acadêmico livre de Psicologia) em conjunto com a vice-coordenadora de curso, coordenadora do SAPSI e outros professores e estudantes, a Semana da Psicologia deste ano conta com importantes espaços para a complementação da formação do estudantes do curso e que comemoram os 40 anos do curso na UFSC. As atividades começaram ontem (28/07) e acabam na sexta-feira (01/09) com uma confraternização.

Segundo Giulia Molossi Carneiro, estudante e membro do CALPsi, “as semanas da psicologia já são pensadas na organização do calendário acadêmico, contando como semana letiva sem aula e as datas são tiradas em colegiado de curso no ano anterior, mas depende sempre de uma organização que passa pelo Centro Acadêmico”.

Por ser um espaço importante para o curso, a semana acadêmica do curso de psicologia acontece anualmente. “A importância da semana da psicologia é ter um espaço garantido para que os estudantes pensem os temas de seu interesse contando com convidados que nos tragam algumas questões a mais para pensar nosso curso e nossa formação”, mas a estudante ressalta que “é importante colocar a semana da psicologia como um importante espaço da discussão política entre os estudantes”.  

Um dos diferenciais da semana é que ela trabalha assuntos que o curso não abrange e que são importantes para a formação dos estudantes enquanto psicólogo e cidadão, aliás, “muito dos descontentamentos dos estudantes, por exemplo, giram em torno da falta de conteúdo teórico e profundo no decorrer do curso que nos ajudam a pensar essa sociedade a qual estamos inseridos, portanto, um dos passos que tentamos dar para avançar é proporcionar nesta semana um pouco dessas discussões entrelaçadas com os dilemas da sociedade brasileira” acrescenta Giulia.

As atividades começaram ontem com uma mesa de abertura que, de acordo com a estudante, “contou com bastante presença, inclusive de professores”, no entanto, salienta Giulia, “ainda vemos que há pouca presença do curso como um todo nas mesas, assunto que até foi trazido à tona em uma mesa, do porquê os estudantes e também os professores não se comprometeram em vir, o que gerou discussões sobre o esvaziamento da política e da falta na confiança coletiva!”. Mas, em compensação no minicurso da teoria analítica de Jung que aconteceu hoje à tarde contou com cerca de 100 pessoas.  

Para as próximas atividades do CA, Giulia informa que o grupo “tem planejado algumas coisas para o semestre que podem ser acompanhadas na página, mas no sentido de completar a nossa formação a gente está pensando em concretizar um ciclo de palestras, com um calendário fechado e com mais tempo para convidar algumas referências para a psicologia com mais antecedência e também buscando o apoio financeiro do CRP.”

Para mais detalhe da semana acesse: https://www.facebook.com/events/1733562800005019/

Para ver o cronograma completo acesse: https://scontent.ffln1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/21078366_918422081633579_4180172821442303657_n.jpg?oh=498618e0584fc6e848a47fa60d04e940&oe=5A254BE0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*