Últimas Notícias
Capa / Sobre
Sobre

Sobre

O que é o UFSC à Esquerda?

UFSC à Esquerda

Desde o começo do semestre vocês acompanharam alguns, não muitos é fato, textos lançados nessa página. Alguns conviveram nas lutas com militantes que fazem parte do UFSC à Esquerda. Desde então algumas confusões tem acontecido e muitas dúvidas pairam sobre nós – O que diabos é esse tal de UFSC à Esquerda?

No começo do semestre alguns militantes se encontraram com uma grande inquietação: a esquerda estava imobilizada nessa universidade! O silêncio no caso da instalação dos portões (isso mesmo, aqueles amarelinhos que estão lá nas entradas principais do campus), uma medida das mais conservadoras vistas na UFSC, foi emblemático. Era preciso fazer algo!

Mas, não, não era preciso mais uma organização política. Fundar outra organização num momento de aridez como esse seria incorrer nos mesmos vícios da atuação da esquerda na universidade: a preocupação com a auto-construção submetendo a política, o rebaixamento programático na prática política, o pragmatismo, o aparellhismo, o dirigismo, a tentativa de capitanear a luta, fechar linhas que retiram a autonomia dos movimentos, etc… Então, não, o UFSC à Esquerda não é uma nova organização política.

Era preciso algo diferente. Ainda o é. É preciso retomar a capacidade de formulação, a capacidade de análise, é preciso retomar a crítica! E é isso que é UFSC a Esquerda! Um coletivo de militantes independentes, que por meio deste veículo jornalístico (mais preocupado em interpretar os fatos do que relatá-los) ou de sua própria atuação política, tem por objetivo retomar a radicalidade da crítica. Retomando a teoria, retomando as análises de conjutura sistematicamente e rigorosamente temos por fim romper com o imobilismo dos movimentos de esquerda na UFSC! Retomar a grande política por uma UFSC à esquerda!

Postado originalmente na nossa página no Facebook no dia 01 de dezembro de 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*